segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O polêmico uso das novas tecnologias pelas crianças


Há alguns dias, participei de um debate sobre o uso da tecnologia na primeira infância, promovido pelo Sesc - Santos. A questão de quando e como uma criança deve ser exposta à tecnologia vem mobilizando pais e educadores.
Os aparelhos tecnológicos estão aí, presentes no dia-a-dia dos pequenos. Se pararmos para pensar, as crianças não precisam exatamente “ser apresentadas” à tecnologia digital, pois elas já nasceram em um meio permeado por ela. Portanto, está completamente inserida na vida dos pequenos, assim como a eletricidade ou a água encanada.
Uma criança saudável, principalmente as bem pequenas, é ávida por explorar o mundo que as rodeia, os objetos que as cercam. É dessa forma que elas naturalmente vão entrando em contato com esses aparelhos digitais. Os pais, por sua vez, devem estar perto das crianças e acompanhá-las nessa exploração.
Alguns pais e educadores acreditam que a criança não deva ter acesso à tecnologia até o fim da infância, mas simplesmente proibir ou impedir tal acesso é um expediente que não funciona. Se isso acontece, a criança acaba encontrando outras maneiras para usar a tecnologia, em outro lugar sem o conhecimento e a supervisão. E isso tira da família a oportunidade de orientar seus filhos sobre esse uso.
Ao invés de proibir, os pais devem oferecer outras atividades aos seus filhos, para que os dispositivos digitais sejam apenas “mais uma”, entre as atividades da criança, e eles possam se desenvolver mais amplamente. Se outras coisas forem intercaladas com o manuseio dos aparelhos digitais, as crianças se prontificarão e aproveitarão todas essas ofertas. Elas também adorarão brincar no parque, estar com outras crianças e outros adultos. Assim, poderão desenvolver suas habilidades sociais, tão importantes nessa faixa etária. Os pais também devem ler histórias aos filhos, pois isso ajuda a desenvolver a fantasia e criatividade. E as crianças também devem usar brinquedos convencionais, não digitais, instrumentos musicais e realizar outras atividades manuais e com o corpo.
De forma geral, sabemos o quanto é importante que os pais se envolvam e tenham interesse verdadeiro em saber e acompanhar o que seus filhos fazem. Isso também vale para o que fazem com as ferramentas digitais.
O uso da tecnologia, desde apps em tablets, até uma câmera fotográfica digital, pode trazer muitos benefícios para essa faixa etária. Uma das mais interessantes é a experimentação, em que a criança aprende fazendo, sem o temor de errar. Dessa forma, ela desenvolve sua autoconfiança e a capacidade de explorar alternativas para atingir um objetivo conhecido. Isso favorece o raciocínio analítico e a criança aprende a usar a tecnologia como uma ferramenta para resolver os problemas do seu cotidiano.
Um bom exemplo disso aconteceu com a filha de uma amiga, que queria desenhar um gato, mas nem ela nem a mãe sabiam como. Então, a menina, de seis anos, procurou um tutorial no YouTube e agora ela e a mãe sabem desenhar os bichanos.
O domínio tão natural dessas ferramentas pelas crianças permite uma troca muito rica entre elas e os adultos, incluindo os avós. Se, por um lado, os adultos podem oferecer uma boa orientação sobre os seus usos, por outro as crianças podem lhes explicar como usar a tecnologia, do ponto de vista prático, de maneiras criativas e inventivas.
Assim como os pais, os professores também devem estar prontos para lidar com essas questões. Da mesma forma que proibir essas práticas em casa não funciona, não adianta querermos proibi-las na escola. Se um aparelho digital é banido da sala de aula, seu uso pode virar uma “transgressão” que os alunos vão querer fazer. Ao invés disso, se o professor for capaz de trazer a tecnologia para dentro da aula, como uma ferramenta para atingir seus objetivos pedagógicos, ela não apenas deixa de ser um fator de dispersão, como também pode se tornar uma importante aliada para que os alunos executem as suas tarefas.
Hoje as crianças chegam à sala de aula com um novo jeito de pensar e com uma grande quantidade de informações. O professor não é mais a sua única fonte de informação. Essa condição, ao contrário de ser negativa como entendem alguns, lhe dá a oportunidade de executar uma tarefa em sala muito mais nobre, que é a de um tutor com experiência para orientar as crianças para que toda essa informação se transforme em conhecimento, ajudando-as a identificar o que é informação boa e o que é informação ruim, confiável ou não.
Dessa forma, o domínio da tecnologia pelo professor passa a ser um grande aliado pedagógico. Houve um caso em que uma criança de cinco anos criticou o coleguinha por que não tinha pintado o seu sapo de verde. O outro, muito confiante, lhe respondeu que existem “sapos amarelos e até vermelhos”, pois tinha visto isso no Google. Em outro caso, um aluno de dez anos de uma conhecida escola em São Paulo resolveu levar um trabalho dentro de seu PSP (Playstation Portable), surpreendendo o professor. Ele poderia ter recusado o trabalho, o que frustraria o aluno que executou a tarefa com a ferramenta que achou mais conveniente. Mas, ao invés disso, valorizou a iniciativa da criança.
O uso da tecnologia por crianças pequenas pode ser, portanto, saudável e benéfico para seu desenvolvimento. Tirar delas essa oportunidade não lhes traz um beneficio aparente e ainda pode fazer com que elas percam oportunidades do mundo em que vivem. Mas tudo isto deve ser feito com critério e orientação dos seus pais e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário